CONDEPE/FIDEM PARTIICPA DE REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO MCMV/ENTIDADES

Publicada em: 02 / 05 / 2024

A Diretora de Planejamento e Ordenamento Territorial da Agência Condepe/Fidem, Fátima Lacerda, participou na terça-feira (30), de reunião ordinária do segundo Grupo de Trabalho (modalidade Entidades) do Governo do Estado, voltado para a construção de  2.744 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida - MCMV. O GT visa o acompanhamento integrado dos procedimentos para a análise e as anuências dos órgãos estaduais responsáveis pela gestão territorial.

O evento ocorreu presencialmente e também através de videoconferência, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Seduh, sob a coordenação do secretário executivo da área, André Fonseca. Participaram do evento representantes da Caixa Econômica Federal, Neoenergia, Corpo de Bombeiros, CPRH, Cehab, Compesa, de várias prefeituras (Recife, Ibimirim, Ipojuca, Águas Belas, Tacaratu, entre outras), e de movimentos sociais de luta pela moradia como o Centro de Pesquisa, Formação e Desenvolvimento Feminista de Pernambuco, Cooperativa Habitacional de Pernambuco, a Associação das Mulheres de São José da Colina (Tamandaré), da Associação Beneficente do Auto do Moxotó (Ibimirim), entre outros.

O secretário André Fonseca detalhou alguns aspectos do programa, como o total de empreendimentos, fim dos prazos, entre outros. Foram feitas duas apresentações, a primeira do coronel do Corpo de Bombeiros, George Farias, que mostrou as etapas de um projeto de edificação segura com relação à incêndios.  Em seguida, a representante da CEF, Isabela Brandão, falou sobre os procedimentos necessários para aprovação de financiamentos pela instituição financeira.

Na ocasião, Fátima Lacerda adiantou que a Condepe/Fidem continua com o compromisso de agilizar os procedimentos das análises e anuências para os empreendimentos situados na Região Metropolitana do Recife (RMR), com áreas acima de hum hectare, a exemplo do que já é feito no âmbito do GT MRMV/Fundo de Arrendamento Residencial - FAR . “Disponibilizamos a equipe técnica para prestar os esclarecimentos junto aos representantes das organizações sociais”, acentua a diretora.

Preliminarmente, no mesmo local e data (30), foi realizada a reunião semanal do GT do MRMV/FAR. Com relação a esta modalidade, a Condepe/Fidem recebeu 04 processos para análise e anuência do uso do solo, destes, três já foram aprovados e um aguarda informações da requerente.