ESTA SEMANA TEM LANÇAMENTO DE LIVRO DO CEHM/CONDEPE/FIDEM

Publicada em: 08 / 04 / 2024

A Agência Condepe/Fidem, através de seu Centro de Estudos da História Municipal (CEHM), promove no próximo dia 11 (quinta-feira), o lançamento da 2º Edição do livro Francisco Ricardo Nobre, o Inglês da Volta, e sua descendência (revista e ampliada), de autoria dos historiadores Yony Sampaio e Geraldo Tenório Aoun.  A edição foi viabilizada dentro de uma parceria com a Companhia Editora de Pernambuco – CEPE.

O evento ocorre a partir das 16 horas, no auditório da nova sede da autarquia, na avenida Conde da Vista, 9º andar. Além dos historiadores associados ao CEHM, estão sendo convidadas autoridades diversas ligadas ao tema da história municipal.

O volume com em suas 600 páginas (divididas em treze capítulos), conta a história genealógica de Francisco Ricardo Nobre, um nobre que veio da Inglaterra e se encantou pelo Sertão do Pajeú e viveu por aqui até o seu falecimento em 1890.

Ele foi chamado de “Inglês da Volta” devido à sua origem britânica e por morar na fazenda Volta, em Jabitacá, na ribeira do Pajeú, como está registrado na página 25 do livro. Cada um dos capítulos seguintes conta histórias de familiares do nobre: Marcolina Francisco; Arcelino Francisco; Henriqueta Francisca; Manoel Joaquim do Rego Barros; Delmira Francisca; Porcina Francisca; Theodoro Andrelino; Eduardo de Albuquerque; e Augusto Francisco. O livro foi reeditado com o objetivo de atualização da pesquisa genealógica e também complementar as informações vistas anteriormente.

Os autores do volume são historiadores associados ao CEHM. Yony Sampaio é um pesquisador e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Geraldo Auon é autor de vários livros, nascido em Recife e falecido em 2002.

O CEHM faz parte da estrutura tem a importante função de promover o resgate da memória municipalista, estimulando os historiadores a preservarem o acervo documental do estado e a registrarem fatos e informações histórico-culturais dos municípios pernambucanos.  A tarefa permite a estudantes e outros interessados pelo tema, a possibilidade de conhecer as histórias das cidades e como se desenvolveram ao longo dos anos. “Com isso, garantem a guarda da memória dos municípios do Estado para as futuras gerações”, comentou o presidente da autarquia, Jaime Prado.