Notícias

CONDEPE/FIDEM ARTICULA AÇÕES JUNTO AO GT HABITAÇÃO DO MCMV

/image/journal/article?img_id=79708007&t=1711542409113

Publicada em: 27 / 03 / 2024

 A Agência Condepe/Fidem vai realizar, nesta quarta-feira (27), uma reunião com representantes de construtoras selecionadas pelo Ministério das Cidades, para a construção de 10 mil habitações de interesse social em Pernambuco e outros interessados na temática. O evento ocorrerá a partir das 14 horas, no auditório da autarquia  em seu novo endereço localizado na avenida Conde da Boa Vista, 1450.  O objetivo é apresentar  os procedimentos que dizem  respeito aos processos de análise de anuência prévia a fim de facilitar os trâmites internos. 

 Segundo o presidente da Condepe/Fidem, Jaime Prado, a intenção é simplificar essa atividade, para atender aos prazos estabelecidos pelo Governo Federal para a construção destes habitacionais. Ele disse que internamente a instituição já reformulou os processos de liberação dos pareceres, mas que até o momento a demanda é mínima diante da extensão da ação. “Vamos ouvir o pessoal, para poder respostar e sanar as dúvidas”, explicou o gestor.
 Jaime Prado esteve nesta terça-feira, 26, na reunião do grupo de trabalho (GT) intersetorial, criado pelo governo do estado para estabelecer os parâmetros para a emissão de documentos necessários à viabilidade técnica dos empreendimentos. O evento foi coordenado pela diretora de Políticas Habitacionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Adriana Asfora e ocorreu no auditório da Seduh-PE. 
 Ele estava acompanhado pela diretora de Planejamento e Ordenamento Setorial, Fátima Lacerda e pela gerente Geral desta área, Sônia Calheiros. Estavam presentes várias autoridades e representantes dos municípios responsáveis pelas licenças e cartórios.
 Na ocasião se verificou a real necessidade de se acelerar a análise dos processos, diante do prazo para liberação dos recursos que hoje está emmenos de um mês . A maioria dos empreendedores presentes explanaram dúvidas sobre o passo a passo para liberação da anuência prévia. A diretora executiva da Ademi-PE, Elka Porciúncula, na ocasião, sugeriu a interface de informações entre a Agência Condepe/Fidem e os cartórios como uma forma de acelerar estas atividades.