ENCONTRO NA SEPLAG TRATA SOBRE INFORMAÇÕES PARA A ECONOMIA DE PE

/image/journal/article?img_id=79401925&t=1708614152407

Publicada em: 21 / 02 / 2024

O presidente da Agência Condepe/Fidem, Jaime Prado, juntamente com o diretor de Estudos e Pesquisas da instituição, Daniel Oliveira, estiveram reunidos nesta terça-feira (20), com o secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques, para apresentar detalhes sobre a metodologia adotada para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco e também propor ajustes a este cálculo, agregando novas informações

Também estavam na reunião, que ocorreu na sede da Seplag, técnicos das duas instituições que trabalham na composição de informações econômicas. Após uma apresentação inicial da temática pelo presidente Jaime Prado, o diretor Daniel Oliveira mapeou as informações estratégicas que compõe o levantamento da economia pernambucana.

A Condepe/Fidem é responsável pela divulgação periódica dos dados do PIB (regional, municipal e trimestral), e integra o Sistema de Contas Regionais coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE. O levantamento do PIB é composto por informações obtidas através de várias fontes e distribuídas em três grandes segmentos: agropecuária, indústria e serviços.  Estes dados servem inclusive para nortear os investimentos públicos. “Com a mudança de ano-base são refeitos os cálculos, com a chegada de novos dados e pesquisas, como o censo demográfico surge a necessidade de se fazer essa adequação periodicamente”, explica o diretor.

Entre as principais propostas de ajuste à metodologia estão: a incorporação de novas atividades: educação pública e a educação mercantil, distribuição de gás, serviços domésticos, entre outras.

O secretário Fabrício Marques agendou uma nova reunião para poder avaliar com mais detalhes os ajustes em questão. Ele também afirmou que vai propor novas modalidades de estudos econômicos dentro da ótica do SRC a exemplo de um levantamento das atividades pernambucanas que causam maior impacto na economia, com efeito sistêmico, para entender os setores que necessitam ganhar mais dinamismo. O secretário destacou também a importância da interface de informações entre a Condepe/Fidem e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico - Sdec e com a própria Seplag.