JAIME PRADO MOSTRA ATUAÇÃO DA CONDFEPE/FIDEM NO SINDUSCON/PE

Publicada em: 16 / 01 / 2024

O presidente da Agência Condepe/Fidem, Jaime Prado, participou nesta segunda-feira (15), da primeira reunião mensal conjunta do Sindicato da Indústria da Construção Civil – Sinduscon/PE e da Associação da Empresas de Mercado Imobiliário de Pernambuco – Ademi -PE, ocorrida na sede sindical, na Boa Vista.

Jaime Prado aceitou o convite das entidades para falar sobre as atividades desenvolvidas pela autarquia estadual. O encontro reuniu associados e convidados do Sinduscon- PE e da Ademi-PE contando com a presença dos presidentes de cada uma delas, respectivamente, Antônio Couto e Rafael Simões. Também estavam presentes na ocasião, integrantes das diretorias da Condepe/Fidem: Cláudio Manguinho (DGMI), Daniel Oliveira (DEPE), Fátima Lacerda (DPOT), Marcos Luís Lira (DGAF) e o Gerente de Assuntos Jurídicos (GAJU), Jonathas Bezerra.

Inicialmente Jaime Prado mostrou um breve histórico sobre a Agência e as normas que norteiam suas atribuições e competências, destacando, em seguida, a realidade da instituição quando foi nomeado para assumir a presidência, em junho do ano passado. Na ocasião, ele também listou os avanços já alcançados e os desafios para 2024, dentre eles a mudança da sede; a realização de atividades ligadas ao Sistema de Contas, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a exemplo da elaboração e divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) relacionado ao segmentos da construção civil e do turismo, além do fortalecimento da gestão metropolitana.

Segundo o presidente, o fortalecimento do Sistema Gestor Metropolitano e a implementação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado para a Região Metropolitana do Recife (PDUI-RMR) são os principais desafios da gestão da Condepe/Fidem.

Jaime Prado apresentou ainda alguns dados socioeconômicos provenientes de estudos e pesquisas já realizados, que podem servir de subsídios para a elaboração de projetos relacionados à construção civil e ao mercado imobiliário. “Procurei trazer um pouco das atribuições da Condepe/Fidem. Quero evidenciar a importância das parcerias para a concretização de suas metas na implementação de novas políticas públicas, em especial, para o território metropolitano”, afirmou.

Em seguida, foi dada a palavra aos presentes e Jaime Prado respondeu aos diversos questionamentos. Ao concluir o evento, o presidente do Sinduscon-PE, Antônio Couto, reforçou que o sindicato está de portas abertas para receber todos com o propósito de discutir o desenvolvimento urbano, econômico e social de Pernambuco, em especial da RMR.