PIB de Pernambuco registrou variação de 2,3% no 1º trimestre de 2023

Publicada em: 04 / 07 / 2023

A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem publicou os dados do levantamento sobre o PIB de Pernambuco no 1º trimestre de 2023. Houve uma variação de 2,3% referente ao trimestre imediatamente anterior ( ajuste sazonal), enquanto o Brasil teve uma variação de 1,9%, em igual período. O PIB pernambucano registrou em termos de valores R$ 66,3 bilhões.

Segundo o presidente da Condepe/Fidem, Jaime Prado, os dados mostram uma reação na economia pernambucana em relação ao 4º trimestre de 2022, que registrou queda (1,9%), influenciando o resultado do final do ano, com 0,7%, enquanto o PIB nacional registrou 2,9%.

O PIB pernambucano foi influenciado pelo desempenho da Agropecuária, com 1,5% de crescimento em relação ao trimestre anterior. A indústria teve um desempenho de 17,5% no mesmo período e o setor de serviços despontou com  0,7%.
Na comparação com o mesmo trimestre de 2022, o PIB estadual apresentou uma variação de 1%. Neste comparativo, a Agropecuária cresceu 5,4%, com destaque positivo para as lavouras permanentes (1,4%), com destaque para Café, Laranja, manga, castanha-de-caju, maracujá, goiaba, uva e coco-da-baía. A pecuária contribuiu com 1,5%, registrando resultados positivos em seus componentes: ovos, bovinos, leite, aves e suinocultura.

A Indústria registrou uma variação negativa de 0,9%, sendo influenciada pela indústria de transformação, com -1,5%. Esse resultado decorreu do desempenho de produtos alimentícios, celulose e papel, produtos químicos,  minerais não metálicos,  metalurgia e produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos. A contribuição positiva veio da construção civil, que registrou 1,1%.

O setor de Serviços, que detém o maior peso (74,1%) na economia estadual, influenciou o resultado global com a variação de 1,2%. Todos os seus componentes apresentaram resultados positivos: transportes, armazenagem e correio (2,7%) intermediação financeira, seguros, previdência complementar e serviços relacionados (2,2%) outros serviços (1,9%) atividades imobiliárias e aluguéis (1,8%) comércio (0,8%) administração, saúde e educação públicas (0,2%).