PDUI-RMR É DETALHADO EM REUNIÃO COM TOMÉ FRANCA

Publicada em: 10 / 08 / 2021

Técnicos da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem apresentaram ao secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tomé Franca e equipe da Seduh (PE), o andamento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Recife (PDUI/RMR). O encontro objetivou analisar diversos pontos e discutir as formas de implementação do Plano.
A elaboração do Plano foi coordenada pela Agência Condepe/Fidem, em parceria com os municípios, órgãos governamentais e sociedade civil. Ele apresenta diretrizes com ações conjuntas para o território metropolitano, composto por 14 municípios, que vão desde macrozoneamento até investimentos em infraestrutura e saneamento, habitação popular e de ordenamento urbano.
Segundo determinação da Lei Federal 13.089/2015, o plano é um instrumento que visa a estabelecer as diretrizes para o desenvolvimento territorial estratégico e os projetos estruturantes da região metropolitana e da aglomeração urbana.
A apresentação foi feita pela Diretora-presidente da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, juntamente com a diretora de Planejamento e Ordenamento Territorial da instituição, Sônia Calheiros. Além do secretário estavam presentes na ocasião, secretários executivos da Seduh e diretores e técnicos da Condepe/Fidem.
PDUI/RMR – O processo de construção do PDUI-RMR foi iniciado em junho de 2019 com a realização de Seminários Temáticos em agosto de 2019 e com as audiências públicas municipais e Regionais (Metropolitana Sul, Norte, Centro/Oeste), em fevereiro de 2020. A ação voltou-se para divulgar o Plano, reunir a população dos 15 municípios da RMR, quando naquela ocasião Goiana fazia parte da RMR, para apresentar breve diagnóstico e discutir e sugerir propostas para o documento, levando em conta as reais necessidades dos cidadãos no dia-a-dia. A primeira destas audiências aconteceu em Olinda e a última em Goiana.