PIB de Pernambuco ficou em -1,4% em 2020, diz Condepe/Fidem

Publicada em: 05 / 03 / 2021

Em 2020, diante dos efeitos adversos da pandemia de Covid-19, o PIB-PE teve uma queda menor que o nacional, que foi de – 4,1%

A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) divulgou, nesta sexta-feira (05), os números do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado referente ao ano passado, que chegou a R$ 204,5  bilhões em valores correntes.

O boletim da entidade,  desenvolvido através da Diretoria de Estudos, Pesquisas e Estatística, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, mostra que o PIB teve um decréscimo de -1,4% em 2020 em relação ao ano anterior, enquanto o PIB nacional registrou um decréscimo de – 4,1% no mesmo período. A queda ocorreu devido ao impacto da pandemia do coronavírus, que provocou o fechamento do comércio, bares, entre outros.

A presidente da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, refletiu que fatores e políticas públicas adotadas durante o ano, como o auxílio emergencial e a flexibilização das atividades econômicas, contribuiram para amenizar os impactos negativos sobre a economia pernambucana. “Diante do quadro economico instável, a economia estadual está até mesmo, digamos assim, confortável, diante de outros cenários nacionais”, destaca a gestora. Na ocasião, ela enfatizou a importância destes estudos econômicos revelando que, no momento, apenas Pernambuco e São Paulo, fazem este tipo de estimativa.

Das atividades que compõem a estimativa, o setor de serviços foi o mais afetado com o impacto da pandemia. No acumulado do ano, os índices ficaram distribuidos desta forma : agropecuária (19,8%), indústria (1,0%) e os serviços (-3,0%). "O setor de serviços é que o mais impactado devido ao contato imediato com a população. As atividades intensivas em serviços prestados às famílias foram as que o peso da crise caiu desproporcionalmente sobre elas", diz o diretor de estudos e pesquisas da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima.

Já frente ao 4º trimestre comparado com o mesmo período em 2019, o PIB de Pernambuco teve uma alta de 1,8%. A agropecuária cresceu 15,2% e a indústria,6,7%. Já os serviços tiveram um decréscimo de -0,3%. Com ajuste sazonal, o PIB comparado do 4º trimestre com o trimestre anterior ficou em 0,7%, sendo -9,3% para a agropecuária, de 1,8% para a indústria e 2,1% para o setor de serviços.

Analise das atividades –  No quarto trimestre de 2020, teve destaque na agricultura, as lavouras temporárias que registraram crescimento de 21,2%, com os incrementos na produção cana-de-açúcar, mandioca, milho, cebola, feijão, abacaxi e melancia. Já as lavouras permanentes (com 4,6%), sobressaem a produção de laranja, manga, banana e maracujá. A pecuária apresentou crescimento (5,5%), com destaque para o aumento na produção de ovos, bovinos e aves.

O setor industrial pernambucano (6,7%) mostrou um desempenho positivo das atividades da indústria de transformação (7,9%) e da construção civil, (com 6,9%). Já o setor de serviços, teve uma avaliação positiva para o comércio (5,9%) e na intermediação financeira, seguros, previdência complementar e serviços relacionados (5,6%).