Logo Condepe Notícias

15.09.2020 - 22:04
Condepe/Fidem divulga dados do PIB do 2º trimestre e do 1º semestre de 2020

A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem divulgou nesta terça-feira (15), os dados do Produto Interno Bruto de Pernambuco (PIB-PE) do 2º trimestre e do 1º semestre de 2020, além de um breve estudo sobre o mercado de trabalho . Durante o evento foi anunciado um novo produto mensal de acompanhamento da economia pernambucana, sendo este primeiro referente ao período de janeiro de 2019 a julho 2020.

Os números apresentados na videoconferência mostraram reflexos  na economia da  pandemia do novo Coronavírus, na qual foram adotadas medidas de distanciamento social por estados e municípios para tentar conter o avanço da doença.

A analise mostra que a agropecuária assegurou  números positivos, tendo decréscimo nos índices dos segmentos da indústria e serviços. A presidente da entidade, Sheilla Pincovsky comentou que a pior fase da queda nos índices já passou e, a economia pernambucana já mostra sinais de recuperação na trajetória, ficando acima das estimativas nacionais. "A projeção da dinâmica para a economia pernambucana gira em torno de - 5%, acompanhando o padrão do Brasil. A cada relatório trimestral do PIB essa projeção é revista. Melhorando o desempenho do terceiro e quarto trimestre melhora a projeção para 2020".

Os números mostram que a variação da taxa do PIB no primeiro trimestre, no acumulado ao longo do ano/mesmo período do ano anterior, foi de - 4,5%; enquanto a do Brasil foi de - 5,9%. O desempenho decorreu do comportamento, no trimestre, dos três grandes setores econômicos: Agropecuária (4,5%), Indústria (-14,7%) e Serviços (-8,9%).

Já na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, os números foram de -9,6% para Pernambuco, enquanto que o Brasil foi de -11,4%.

Com relação ao 1º semestre do ano, o índice de variação do PIB foi de -4,5%, enquanto que o do Brasil foi de -5,9%. O PIB-PE alcançou R$ 38,9 bilhões, em valores correntes.

A divulgação ocorreu com a presença de jornalistas e alguns participantes de entidades governamentais, da presidente, Sheilla Pincovsky, do diretor de Estudos e Pesquisas, Maurílio Lima, e os gerentes da Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães e Wagner Lima, além da consultora Cláudia Pereira.

Dados - Na comparação do segundo trimestre de 2020 com o mesmo período em 2019, o Setor Agropecuário apresentou variação de 4,5%. A pecuária (2,4%) influenciou fortemente este índice. Já as lavouras temporárias ficaram em 13,9%, com destaque para a produção de Cana-de-açúcar, milho e abacaxi.

Entre as atividades industriais, foram vistos decréscimos na indústria da transformação (-18,8%); e da construção civil (-10,8%).

Duas atividades tiveram índices positivos no setor de Serviços, foram eles as atividades imobiliárias e alugueis ( 1,7%); e, intermediação financeira, seguros e previdência