Notícias

CONDEPE/FIDEM E FGV TEM REUNIÃO SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS PARA INDICADORES ECONÔMICOS

/image/journal/article?img_id=54893860&t=1563802851704

Publicada em: 22 / 07 / 2019

 

Com o objetivo de conhecer novas ferramentas que melhorem a atuação da gestão pública, foi realizada uma reunião entre representantes do Governo do Estado e do Instituto Brasileiro de Economia – IBRE da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

A conversa ocorreu na sede da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco, Condepe/Fidem, e contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto e da presidente da entidade, Sheilla Pincovsky. Parceria similar já ocorre com a Secretaria da Fazenda do Ceará.

 

O superintendente de Estatísticas Públicas do IBRE/FGV,  Aloisio Campelo Junior e o economista Claudio Considera fizeram uma apresentação sobre projetos que a fundação vem desenvolvendo com novos indicadores e pesquisas econômicas.

 

Além da troca de experiências, o evento serviu para apresentação de uma proposta de trabalho conjunta entre a FGV e a Agência Condepe/Fidem para dar suporte à ampliação das atividades de Contas Regionais, que inclui o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.  

 

A proposta, segundo o diretor de Estudos e Pesquisas da Agência Condepe/Fidem, Maurílio LIma é no sentido do desenvolvimento de indicadores econômicos e pesquisas para melhor compreensão da realidade, dinâmica e da inter-relação dos setores econômicos, bem como de outros serviços de interesse do Estado. “Essas novas tecnologias são capazes de aferir com ainda mais precisão, os movimentos e tendências econômicas visando definir políticas públicas mais eficientes para a economia.”, comenta o diretor.

 

Para o diretor, as análises e projeções econômicas e setoriais do Instituto favorecem a antecipação das principais mudanças nos cenários e subsidiam a gestão de contratos.