Primeiro relatório sobre CVLI em 2018 incorpora mudanças territoriais

Publicada em: 29 / 06 / 2018

A Agência Condepe/Fidem publicou no site (www.condepefidem.pe.gov.br) da entidade o Boletim Trimestral da Conjuntura Criminal em Pernambuco. O documento é o primeiro deste ano a trazes informações sobre a criminalidade no 1º trimestre ano, considerando a Região de Desenvolvimento - RD Metropolitana com o município de Goiana, recentemente incorporado à Região Metropolitana do Recife.

Segundo o diretor de Estudos e Pesquisas da entidade, Maurílio Lima, os números apresentados no documento (volume nº 11) esboçam o perfil da criminalidade no Estado no primeiro trimestre de 2018. Também consolida os dados de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) registrados durante os meses de janeiro a março, em comparação com igual período de 2017. O diretor destaca, ainda, que, apenas para efeito de comparação, os números do ano anterior foram ajustados em função da mudança territorial.

Em relação aos resultados, a análise mostra que os números de homicídios no Estado vêm decrescendo, diferente do que ocorreu em igual período no ano anterior. Na contagem mensal de pessoas vitimadas por CVLIs está demonstrada a redução dos números no período de janeiro a março de 2018, em comparação a 2017. Já as taxas de criminalidade computadas no Estado nos três primeiros meses do ano seguiram uma tendência de queda similar à dos números de vítimas de CVLI.

Outra informação importante diz respeito à distribuição especial da criminalidade. Na RD Metropolitana houve uma maior quantidade trimestral de vítimas da CVLI com 549 casos, enquanto o Sertão Central apresentou o menor resultado, com um acumulado de 11 vítimas. A edição traz duas tabelas que ilustram os números de vítimas de homicídios decorrentes de enfrentamento com as Polícias Civil e Militar e o número de policiais vítimas de CVLIs.

O Boletim Trimestral da Criminalidade é pautado em critérios científicos de tratamento da informação que atendem às orientações técnicas do Sistema Nacional de Estatística. Ele é elaborado em parceria entre a Gerência de Análise Criminal e Estatística (GACE), da Secretaria de Defesa Social (SDS); o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança? NEPS, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e tem a articulação e coordenação da Agência  Condepe/Fidem.

Maurílio Lima explica que o documento visa divulgar informações sobre a situação da violência em nível estadual, assegurando os princípios básicos de fidedignidade e comparabilidade dos dados, além de garantir a acessibilidade à informação com qualidade a todo cidadão pernambucano. ”O boletim vem se consolidando como mais uma fonte de informação sobre a ótica do Pacto pela Vida”, concluiu o gestor.