Sensor nº 5 mostra índices do 1º quadrimestre de 2018

Publicada em: 21 / 06 / 2018

Foi publicado esta semana o boletim Sensor nº 05, produzido pela diretoria de Estudos e Pesquisas da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem referentes aos meses de maio e junho.

O Informe apresenta os dados sobre a Indústria da Transformação em Pernambuco no 1º quadrimestre deste ano, que mostra que houve um crescimento mais robusto nos índices da Indústria da Transformação no período. Os produtos de metal (excluindo máquinas e equipamentos) como latas de alumínio para embalagem e esquadrias de alumínio foram os que apresentaram os melhores índices chegando a 53,3%.

Já o comércio varejista, apesar da desaceleração no final de 2017, continua com índices positivos, o crescimento foi de 2,6% com relação a igual quadrimestre do ano anterior. Para o avanço, a principal atividade foi a de veículos, motocicletas, partes e peças ( 15,1%).

Os números são da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física - PIM-PF - Regional.  Mostram ainda que os serviços pela PMS diminuem retração no 1º quadrimestre de 2018. Segundo o diretor  de Estudos e Pesquisas da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima, essas informações contribuem para boas perspectivas sobre o PIB estadual no segundo trimestre de 2018, mesmo com as influências dos efeitos da recente greve dos caminhoneiros no país.