Atuação conjunta aumenta exatidão de estatísticas agropecuárias

/image/journal/article?img_id=42097599&t=1518109698166

Publicada em: 08 / 02 / 2018

Dentro da expectativa de promover a interface de atividades, técnicos da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem se reuniram com representantes da unidade local do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Agronômico de Pernambuco – Ipa. O encontro também se voltou para o fortalecimento das atividades do grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias – GCEA/IBGE- PE.

A reunião foi realizada na sede da Agência Condepe/Fidem. Na ocasião os técnicos da equipe das Contas Regionais da Agência Condepe/Fidem, André Luis e Daniel Oliveira, mostraram uma avaliação das estatísticas sobre a produção agrícola dos municípios pernambucanos, feita com o uso da ferramenta Power BI, que faz uma análise de dados e compartilhamento de ideias.

O diretor de Estudos, Pesquisas e Estatística da Condepe/Fidem, Maurílio Lima, destacou a importância do evento para as instituições envolvidas, principalmente a integração com a unidade local do IBGE, “desta forma se amplia a atuação em parceria nacional que cada vez mais se consolida com o Sistema de Contas Regionais, o Arquivo Gráfico Municipal e, mais recentemente com o Sistema de Projeções e Estimativas Populacionais – SISPEP”, disse o diretor. Segundo Maurílio Lima, as estatísticas agrícolas produzidas no âmbito do GCEA são fundamentais para os cálculos/estimativas do PIB estadual e municipal, bem como para estudos mais detalhados sobre a economia setorial dos municípios pernambucanos.

Os técnicos Carlos Alberto Basílio e Laudecina Oliveira representam a Agência Condepe/Fidem no GCEA. Este grupo realiza estudos e esquisas que fornece as informações estatísticas sobre o plantio, colheita, produção e rendimento médio, de forma sistemática, para os principais produtos das lavouras permanentes e temporárias.  “Eles terão suas participações reforçadas pelos resultados da aplicação da nova ferramenta de avaliação das estatísticas agropecuárias, cujos benefícios poderão ser estendidos para outras instituições que integram o grupo”, completa o diretor.