PIB de Pernambuco cresce 2,7% no terceiro trimestre deste ano

/image/journal/article?img_id=19249639&t=1418320134509

Publicada em: 11 / 12 / 2014

O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco teve um aumento de 2,7% no terceiro trimestre deste ano, segundo informações da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - CONDEPE/FIDEM.  Já o PIB do Brasil caminhou na contramão do crescimento do Estado, apresentando queda de 0,2% no mesmo período. Em termos correntes, Pernambuco aumentou suas riquezas, passando de 33 bilhões, no segundo trimestre, para os atuais 35,5 bilhões. Nos últimos nove meses, a soma das riquezas de Pernambuco cresceu 2,8%, enquanto o Brasil ficou com saldo positivo de 0,2%. Pernambuco está em 10° lugar no ranking das maiores economias do Brasil. A expectativa da CONDEPE/FIDEM é fechar 2014 com o PIB estadual em torno de 3% de crescimento.

Segundo os componentes que constituem o PIB pernambucano, destaque para a Agropecuária que cresceu, no trimestre, 8,7% impulsionada pelas lavouras temporárias, principalmente no cultivo do milho que, em parte, se recuperou dos efeitos da seca no Estado e cresceu 192,5%. Os cultivos do feijão e da mandioca também contribuíram para o segmento com, respectivamente, crescimentos de 80,2% e 15,3%.  Na Pecuária, os destaques ficaram com a produção de leite e criação de aves e suínos que cresceram, respectivamente, 5,9%, 2,8% e 2,6%. No acumulado dos últimos nove meses deste ano, a taxa de crescimento total da Agropecuária chegou a 18,4%.

A Indústria estadual também apresentou saldo positivo no trimestre. O setor cresceu 4,7%, enquanto, no Brasil, o PIB trimestral da Indústria ficou em -1,5%. O destaque foi para os 25% de crescimento dos Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP), devido, principalmente, a geração de energia produzida pelas termoelétricas. A Indústria de Transformação teve aumento de 1,4% e a Construção Civil caiu 4,5%. Segundo o presidente da Agência CONDEPE/FIDEM, Maurílio Lima, a retração da Construção Civil, registrada pela primeira vez neste ano, explica-se pelo estágio atual de conclusão de vários investimentos estruturadores, pelo arrefecimento na construção imobiliária e pelo andamento mais lento das obras de infraestrutura. "Essa situação vem sendo observada ao longo de 2014, refletindo em flutuações no mercado de trabalho do setor", destaca.

As atividades mais vinculadas à demanda do segmento empresarial, como os setores de Serviços Prestados às Empresas e Intermediação Financeira e Aluguel foram as responsáveis pelo crescimento de 1,9% dos Serviços no PIB. No cenário nacional o crescimento do setor foi de 0,5% no terceiro trimestre deste ano. Em Pernambuco, o setor de Serviços representa mais de 70% da economia do Estado.