Logo Condepe Notícias

11.06.2014 - 15:24
PIB de Pernambuco cresce 5,2% no primeiro trimestre de 2014
O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco cresceu 5,2%, no primeiro trimestre de 2014. Em valores correntes, o PIB estadual a preços de mercado foi estimado em R$ 31,8 bilhões. O desempenho resultou do comportamento positivo dos setores da agropecuária (45,5%), indústria (5,0%) e serviços (4,1%). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11), pela Agência CONDEPE/FIDEM.

O setor da agropecuária cresceu 45,5%, na comparação com o mesmo trimestre de 2013. O resultado deveu-se, em parte, a base de comparação e as melhorias climáticas no início do ano, com  ocorrências de chuva nos sertões do Araripe, Pajeú, Moxotó e na região do Agreste Meridional.

Na produção agrícola, as lavouras temporárias registraram aumento de 74,4%, quando comparadas ao primeiro trimestre de 2013. Destaque para os incrementos na produção de milho (4.033,4%), feijão (31,5%) e mandioca (44,6%). As lavouras permanentes também cresceram e a taxa atingiu 36,9%. Este desempenho pode ser atribuído ao aumento nas lavouras da uva (3,5%), manga (4,1%) e banana (5,5%). A produção da pecuária local registrou crescimento de 10,1%, no trimestre em análise, com ênfase para a retomada da atividade leiteira estadual.

A indústria pernambucana apresentou crescimento de 5,0%, influenciada pelo desempenho da indústria de transformação (7,8%). O resultado refletiu o  dinamismo no setor de produtos alimentícios, impactado pela fabricação de derivados do setor sucroalcooleiro, principalmente, pela produção de açúcar,  seguido pelo aumento da taxa de outros equipamentos de transportes, cujo efeito se deve ao aumento na fabricação de embarcações. Destaque para os avanços obtidos nos setores de bebidas e metalurgia. A construção civil e os serviços de utilidade pública também apresentaram incremento com variações de 1,2% e 3,1%, respectivamente.

Na mesma tendência, o setor de serviços registrou crescimento de 4,1%, no primeiro trimestre de 2014, impulsionado pelo crescimento nas atividades de serviços de transporte (6,1%) e comércio (6,0%). Segundo o presidente da Agência CONDEPE/FIDEM, Maurílio Lima, os resultados apresentam um novo momento da economia pernambucana. "Os grandes investimentos no Estado começam a ser visualizados no PIB de Pernambuco. Hoje, os resultados apresentados dão indícios da transformação conjuntural pela qual a economia de estadual passa, com o processo de fortalecimento do setor industrial, em especial, a indústria de transformação", ressalta.