Logo Condepe Apresentação

 A CONJUNTURA ECONÔMICA DE PERNAMBUCO  

 

Como parte da análise da economia de Pernambuco, visando prover o Estado e a sociedade com elementos que subsidiem as decisões no âmbito socioeconômico, a Agência CONDEPE/FIDEM realiza análises sobre a Conjuntura Econômica pernambucana, mostrando evidências conjunturais antecedentes e coincidentes, bem como realizando previsões e estimativas sobre o tema.

Estes trabalhos contribuem, sobretudo, para uma melhor compreensão dos principais segmentos que compõem a economia, representados pelos segmentos de Agropecuária, Indústria de Transformação, Construção Civil, Comércio varejista, Comércio exterior e Mercado de Trabalho.

Os dados para essas análises são captados de fontes oficiais de estatísticas e das instituições representativas do setor produtivo, inclusive com pesquisas diretas.  

Nessa ótica, a análise de conjuntura de Pernambuco está dividida em três produtos:

a.    Informe Setorial Mensal – apresentam textos, tabelas e gráficos com o desempenho dos principais indicadores setoriais da economia estadual, acompanhando o cronograma de divulgação das respectivas pesquisas.

 

b.   Boletim Trimestral – é apresentada uma análise mais detalhada do desempenho da economia estadual, enfatizando os segmentos de maior importância no Estado. Neste caso, identifica os fatos e ocorrências mais relevantes considerando não somente a evolução da economia pernambucana sob a ótica do PIB global e dos três setores econômicos, como também o contexto onde ela está inserida (Regional, Nacional e Internacional). 

c.    Sondagens Conjunturais – em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, são realizadas pesquisas diretas e divulgados mensalmente os resultados da pesquisa de sondagem junto aos empresários locais em relação às suas perspectivas sobre o cenário presente e futuro dos segmentos da Indústria de Transformação e dos Serviços. Essas pesquisas visam subsidiar  sociedade com informações sobre as perspectivas da economia de Pernambuco no curto prazo.